Meu perfil
BRASIL, Nordeste, RECIFE, CORDEIRO, Homem, de 46 a 55 anos, Portuguese, Esportes, Automóveis
Outro - (81) 99757866




Arquivos

Votação
 Dê uma nota para meu blog

Outros links
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis
 Diário de um futuro ultramaratonista
 Meu sport.com
 correndo na chuva




Papaléguas
 


Ontem, 28/01/2009, fiz uma caminhada de 16,390 km (12 pela manhã e o restante à tarde), quase não trotei pois estou me guardando para o "corujão da ACORJA", que será feito na noite de 29/01/2009, partindo do Parque da Jaqueira em direção à Olinda com retorno ao parque, num total de 20 km, será que eu vou suportar ? Pelo menos a tentativa eu farei. Lúcia vai fazer o percurso de bicicleta, juntamente com Christiane.

SETILHAS DO PAPALÉGUAS

As 2 primeiras são dedicadas aos alunos do "personal training" Júlio:

Vejo que os seus alunos / Já mostram evolução / Esbanjando muita garra / E muita determinação /  Pois sem ligar pro cansaço / Só tendo feitas de aço / As fibras do coração

É bom ver toda a família / De certa forma empolgada / Lúcia, Adriana, Isabel / E também a meninada / Jogando a preguiça fora / Porque já passou da hora / De por os pés na estrada.

Venha correr quinta à noite / Da Jaqueira para Olinda / Mas só de volta pro parque /Será a corrida finda / Prepare o seu coração / E venha pro "corujão" / Se você não veio ainda.

FALA POETA :

HOJE FALO SOBRE PINTO DO MONTEIRO, SEVERINO LOURENÇO DA SILVA PINTO, NASCIDO NA CIDADE PARAIBANA DE MONTEIRO EM 21/11/1895. PINTO FOI UM REPENTISTA FENOMENAL, ADMIRADO POR TODOS QUE APRECIAM OS POETAS REPENTISTAS, SELECIONEI 2 VERSOS DO MESMO, QUANDO ELE, JÁ VELHO E DOENTE, JUSTIFICOU EM VERSOS PORQUE HAVIA DEIXADO DE FAZER CANTORIAS.

DEIXEI PORQUE A IDADE / JÁ ESTÁ MUITO AVANÇADA / A LEMBRANÇA ESTÁ CANSADA / O SOM MENOS DA METADE / PERDI A FACILIDADE / QUE EM MOÇO EU POSSUÍA / ACABOU-SE A ENERGIA / DA MÁQUINA DE FAZER VERSO / HOJE EU VIVO SUBMERSO / NUM MAR DE MELANCOLIA.

FALANDO SOBRE A SUA VIOLA :

MINHA AMIGA E COMPANHEIRA / EU EMBRULHEI NUM MOLAMBO / PEGO NELA POR UM BAMBO / PARA TIRAR-LHE A POEIRA / HOJE NÃO TEM MAIS QUEM QUEIRA / IR NUM CANTO ME ESCUTAR / FAZER VERSO E GAGUEJAR / TOPAR NO MEIO E NO FIM / CANTO FEIO, POUCO E RUIM / SERÁ MELHOR NÃO CANTAR.

ESTÓRIAS DO MEU SERTÃO

OUTRA DO MEU AVÔ MATERNO (CÍCERO DAMASCENO BASTOS) : Morava com os meus avós uma moça, afilhada  do casal, e ele muito austero, como rezava a moral da época, pegava muito no pé da coitada quando o assunto era namoro, a minha avó Genésia tentava minimizar a coisa, sempre arranjando um jeito de proteger a afilhada da excessiva vigilância e do rigor do meu avô. Certa ocasião ele reclamou com ela e a minha avó saiu em defesa da mesma dizendo ser a afilhada uma moça ingênua e obediente, ao que meu avô respondeu : Genésia, fulana (prefiro não citar o nome por não ter autorização) deitada no chão, dá risco nas paredes que a gente com uma escada não alcança !!!!!



Escrito por cleniocordeiro às 12h34
[] [envie esta mensagem
] []





Hoje acordei cedinho e fui, caminhando, ao laboratório mais próximo da minha casa, que dista 1,06 km, para realizar meus exames de bioquímica, em seguida prossegui na caminhada e completei 4,333 km, fiz um pit stop para o desjejum, li o jornal e fiz um trote de 6 km em 37' 38", complementando o percurso com uma caminhada de 1,664 km, totalizando 12 km em 1 h 38 min e 32 seg.

Até o final da semana devo realizar os exames cardiológicos (teste ergométrico na esteira e ecocardiograma), para ver como anda o velho motor 5,5 cc .

Fiquei bastante contente porque estou notando uma certa empolgação na minha esposa Lú, que me parece estar tomando um certo gosto pelas corridas. O mesmo posso dizer da sobrinha Adriana, que chegou cansada, mas chegou orgulhosa do seu feito no domingo próximo passado, a exempo do sobrinho Luciano que participou pela primeira vez, gostou e já quer saber quando vai ser a próxima vez, beleza gente !!!!!!!

Setilhas do PAPALÉGUAS :

No dia 19/12/2009 Júlio se preparava para a Maratona de revezamento (Jaqueira - Caruaru) com 140 km, dividida em 5 trechos de 28 km, ele seria o primeiro da sua equipe, fazendo os 28 km iniciais da corrida, a setilha do dia foi a seguinte: CORRA LOGO OS "VINTE E OITO" / SEJA O MAIORAL DA ZONA / BOTA FOGO NA CORRIDA / SAI COM EXPLOSÃO, DETONA / PRÁ TUA EQUIPE GANHAR / E DEPOIS COMEMORAR / ESSA ULTRAMARATONA.

Fala Poeta !!!

Para ilustrar o blog com um pouco da poesia do meu sertão, colocarei alguns versos de poetas da minha região e como primeiro convidado apresento o grande Dedé Monteiro (José Rufino da Costa Neto), com 2 estrofes do seu poema FIM DE FEIRA, (são 15 ao todo) :

O LIXO ATAPETA O CHÃO / UM CAMINHÃO SE BALANÇA / QUEM VEM DE FORA SE LANÇA / EM CIMA DO CAMINHÃO / UM ÉBRIO ESMURRA O BALCÃO / DO BOTEQUIM DA ESQUINA / UM GARI FAZ A FAXINA / UM CEGO ENSACA A SANFONA / UM VENDEDOR DOBRA A LONA / DEPOIS QUE A FEIRA TERMINA.

A FILHINHA DE UM MENDIGO / SENTADA A SEUS PÉS NUM BECO / COMENDO UM PÃO DOCE SECO / DIZ : " PAPAI, COMA COMIGO " / E O VELHO PENSA CONSIGO / " MEU DEUS, MUDAI SUA SINA, / PRÁ QUE A MINHA PEQUENINA / NÃO SOFRA O QUE EU SOFRO AGORA "/ RI A FILHA, O VELHO CHORA / DEPOIS QUE A FEIRA TERMINA.

DEDÉ MONTEIRO, NASCEU EM 13/09/1949 NO SÍTIO BARRO BRANCO, NO MUNICÍPIO PERNAMBUCANO DE TABIRA (MINHA TERRA NATAL) É PROFESSOR DE ED. FÍSICA E FIGURA MARAVILHOSA, QUERIDO EM TODO O SERTÃO, ONDE COLECIONA UMA IMENSA LEGIÃO DE FÃS, NA QUAL ME INCLUO,  POIS NUTRO POR ELE UMA PROFUNDA ADMIRAÇÃO, PELO TALENTO ENORME E PELO SEU CARÁTER SENSACIONAL. OS VERSOS ESCOLHIDOS FORAM RETIRADOS DO SEU LIVRO "RETALHOS DO PAJEÚ", QUE FOI LANÇADO NO ANO DE 1984.

ESTÓRIAS DO MEU SERTÃO :

O MEU AVÔ MATERNO, CÍCERO DAMASCENO BASTOS, VIVEU 102 ANOS, LÚCIDO EM QUASE TODO O TEMPO QUE VIVEU, E ERA UM HOMEM DE INCRÍVEL SENSO DE HUMOR, DE RESPOSTAS RÁPIDAS E PRECISAS, QUE NASCIAM DA SUA GRANDE PRESENÇA DE ESPÍRITO. FOI  MUITO QUERIDO POR TODOS, QUE SEMPRE O PROCURAVAM QUANDO TINHAM ALGUMA DÚVIDA SOBRE FATOS DO PASSADO, SOBRE ALGUM PARENTESCO, OU DATAS DE ALGUMA OCORRÊNCIA, VISTO QUE ELE ERA DONO DE UMA MEMÓRIA PRODIGIOSA E CONHECIA MUITA GENTE EM TODO O ESTADO. CERTA VEZ ELE AO CHEGAR A UMA DAS SUAS PROPRIEDADES ENCONTROU UM MORADOR DE NOME IZIDORO, MAS QUE ERA CONHECIDO PELA ALCUNHA DE "PANEMA", QUE ERA PORTADOR DE VERMINOSE E DE MUITO POUCO JUÍZO, COMENDO TERRA (GEOFAGIA QUE É UM SINTOMA DE PORTADORES DE CERTO TIPO DE VERMINOSE). ELE SE DIRIGIU AO MORADOR E FALOU : "PANEMA, ASSIM TU ACABA A MINHA TERRA, VAI COMER A TERRA DE PEDRO PIRES QUE ELE TEM MUITO MAIS DO QUE EU ! (PEDRO PIRES ERA PRIMO DO MEU AVÔ E CHEFE POLÍTICO DE MUITO DESTAQUE NA REGIÃO). O POETA DEDÉ MONTEIRO, CONVIDADO A FAZER UM COMENTÁRIO SOBRE O ACONTECIDO NÃO DEIXOU POR MENOS :

PANEMA COMIA TERRA / CHEGA ESCORRIA O SUOR / MAS NA TERRA DE MASCENA / ELE LEVOU A PIOR / O VELHO DISSE :  É BOM IRES / COMER TERRA EM PEDRO PIRES / QUE A TERRA DELE É MAIOR.



Escrito por cleniocordeiro às 10h49
[] [envie esta mensagem
] []





Hoje fiz uma corrida leve de 6 km em 34' 35" e uma caminhada de 2 km em 20' 27", e esta foi a minha única atividade física do dia (26/01/2009).

Vi, com muita satisfação, que o meu irmão maratonista (Júlio) foi entrevistado Pelo blog da corredora Luciane da cidade de Santos, o nome do blog é JUST RUN que escolhe um corredor para responder algumas perguntas, numa coluna denominada "VOCÊ FOI O ESCOLHIDO". Muito boa idéia da Luciane, parabéns pela iniciativa ! E o nosso Júlio tá ficando famoso (rsrs).

Para comemorar o acontecimento falarei do assunto na SETILHA DO PAPALÉGUAS.

O meu irmão corredor / Está amadurecido / Já é um maratonista /Por muitos reconhecido / Anonimato se dane / No blog da Luciane / VOCÊ FOI O ESCOLHIDO !!!

No dia 16/12/2008 Júlio, se preparando para a São Silvestre, fez um breve relato sobre o percurso e falou da sua ansiedade em relação à corrida, e eu lhe fiz esta setilha, como forma de descontraí-lo e incentivá-lo:

Você é um avião / Num vôo rasante, terrestre / Uma versão de Schumacher / Sendo um corredor pedestre / Ultrapasse e não apite / Todo o pelotão de elite / Ganhe prá nós a São Silvestre.

Hoje fui à inauguração do bar MALAQUIAS 235, localizado nas dependências do SPORT CLUB do RECIFE, o nome é uma alusão ao número de jogos realizados pelo Leão da Ilha no campo da rua Malaquias entre a segunda e terceira década do século passado. Uma presença notada foi a do meu irmão Carlos Celso, torcedor "fanáutico" que é, hoje, um dos maiores pesquisadores da história do nosso futebol, tendo todos os dados referentes aos jogos dos clubes pernambucanos desde o início das atividades futebolísticas no início do século XX. O fato é que ele foi convidado por Fernando Bivar em agradecimento aos relevantes serviços prestados ao nosso futebol através das suas pesquisas. Valeu meu irmão, mesmo sabendo que você se sente bem mais à vontade lá no país dos Aflitos, terra do seu Náutico.



Escrito por cleniocordeiro às 23h57
[] [envie esta mensagem
] []





Hoje (25/01/2009) fizemos uma caminhada familiar, eu, minha esposa Lúcia, meu sobrinho Leonardo juntamente com seus pais (Júlio e Christiane) e meu sobrinho Luciano, minha sobrinha Adriana juntamente com meu irmão Carlos Celso (pai dos 2 últimos). Resumindo : 2 irmãos, 3 sobrinhos e 1 cunhada todos torcedores do Náutico, apenas a minha esposa torcedora do SPORT como eu, éramos estranhos no ninho (rsrsrs). Saímos do Parque da Jaqueira por volta das 6 horas da manhã em direção ao Recife antigo (Marco Zero) e voltamos ao local de partida, fomos alternando caminhada lenta com alguns trotes lentos, já que alguns componentes do grupo são iniciantes, aliás apenas Júlio já é um corredor, tendo inclusive uma São Silvestre e 3 maratonas no seu currículo. O percurso foi,  pela marcação do meu Forerrunner, de 11,772 km.

Chegando no parque fiz ainda  3,843 km totalizando 15,620 km. Foi um programa muito bom caminhar em família, incentivando as novas gerações a sair da vida sedentária.

O meu LEÃO da ILHA do RETIRO venceu, no duelo de líderes, o Porto de Caruaru, em Caruaru pelo placar de 1 x 0, com gol de Guto, permanecendo com 100 % de aproveitamento e com a defesa ainda invicta !!!

Setilha do PAPALÉGUAS : Luciano fez um calo / Culpa da meia "sacana" / Mas quem chegou mais  cansada / Foi a sobrinha Adriana / Se Júlio chegou enxuto / Prá ela cada minuto / Parecia uma semana. 

No dia 15/12/2008 comecei a fazer comentários rimados no blog do Futuro  Ultramaratonista, quando li o que nele foi escrito a respeito da devastação da mata atlântica, depois disso resolvi continuar com a brincadeira e, após  resolver criar o blog do PAPALÉGUAS, criei o tópico "SETILHA DO PAPALÉGUAS". Vou, a partir de hoje, reproduzir as que foram feitas desde o início, colocando uma a cada dia que atualizar o meu blog.

A primeira, como relatei acima, teve como tema a devastação da mata atlântica, aí vai ela.

Pena ver a nossa mata / Atlântica tão devastada / O homem invadindo tudo / De forma desordenada / Talvez por ignorância / Com certeza por ganância / Até não restar mais nada.



Escrito por cleniocordeiro às 20h53
[] [envie esta mensagem
] []



 
  [ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]